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- Postado em 08/02/2018
- Por Marketing Big Format
- Marketing
3 Erros Que devem Ser Evitados na Organização do Ponto de Venda
Você compraria um smartphone último modelo em uma loja repleta de móveis velhos e revestimentos de outra década? Provavelmente não. Afinal, produtos tecnológicos de última geração não combinam com um ambiente antiquado e desgastado pelo tempo.
É por isso que, na hora de organizar e ambientar um ponto de venda, deve-se considerar todas as impressões que serão passadas ao consumidor desde a sua entrada no local até a saída. Acompanhe as próximas informações e entenda:
O que é ponto de venda?
Um ponto de venda (PDV) é qualquer estabelecimento que apresente ao público serviços ou produtos para consumo — lojas, supermercados, showrooms, quiosques, galerias, ateliês… Trata-se de um conceito recente, porém, aplicável às formas de comércio praticadas há vários séculos.
Desde a idade média, nos primórdios da economia mercantilista, os mercadores já buscavam as melhores ruas e lugares para mostrar seus produtos ao povoado. Assim nascia o “PDV” , que ao longo dos séculos foi se transformando em espaços mais incrementados e aconchegantes.
As 5 falhas mais comuns em pontos de venda
1- Iluminação desconfortável ou escura demais
O grau de luz que incide no ponto de venda é um dos fatores mais importantes para a permanência do consumidor no local. Pare e pense: se o ambiente estiver demasiado escuro, não será possível ver os detalhes dos produtos expostos. Por outro lado, se estiver muito claro pode causar desconforto visual e “repelir” o público.
2- Produtos desorganizados
Dispor os produtos de forma aleatória pode ser extremamente prejudicial para o seu ponto de venda. O ideal é que a organização dos itens obedeça a uma sequência lógica de acordo com o tipo, função, cores, tamanhos ou marcas disponibilizadas. Também é importante organizar as prateleiras ou gôndolas em um único sentido — vertical ou horizontal — , de modo a evitar uma estética desordenada.
3- Ausência de atrativos decorativos
Um ponto de venda “comum”, isto é, sem nenhum diferencial decorativo pode atrair poucas pessoas, dando vantagens à concorrência. Para garantir um bom movimento de consumidores, é essencial apostar em uma decoração com infláveis para PDV, que deixam o ambiente mais criativo, alegre e encantador. Tais peças podem ser usadas ao longo de todo o ano e trocadas estrategicamente nas datas comemorativas.
4- Ausência de marketing sensorial
Além de um toque especial na decoração, um ponto de venda precisa ter atrações sensoriais, ou seja, detalhes que estimulem os sentidos do consumidor, tais como degustações, música ambiente, amostras de fragrâncias, entre outras ações que despertem o desejo de entrar no ponto de
venda e saber mais sobre o que a sua empresa tem a oferecer.
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