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- Postado em 10/08/2017
- Por Marketing Big Format
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A importância da análise SWOT para sua marca
A sigla SWOT é de origem inglesa e significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Na prática, fazer uma análise SWOT é o mesmo que “diagnosticar” os pontos fortes e fracos de uma empresa, avaliar a performance de sua concorrência e detectar estratégias que precisam ser otimizadas. Ao investir nesse formato de avaliação, é possível melhorar a tomada de decisões relacionadas à marca e abrir espaço para novos negócios.
Acompanhe, as próximas informações e saiba mais:
Identificando as forças
Descobrir quais são as vantagens competitivas da sua marca é o primeiro passo da análise SWOT. Comece avaliando seus diferenciais perante a concorrência, tais como:
- atendimento personalizado;
- publicidade inovadora;
- produtos bem-aceitos pelos consumidores;
- tecnologia de ponta;
- Público engajado com a marca;
- Preço atrativo.
Se a sua empresa não possui pelo menos três dos diferenciais citados acima, é hora de repensar sua estratégia de negócios para acrescentar mais forças competitivas em sua atuação.
Avaliando as fraquezas
Tudo que prejudica o bom funcionamento da empresa e a aquisição de novos clientes deve ser considerado um ponto fraco. Colaboradores insatisfeitos, engajamento abaixo do esperado e publicidade pouco efetiva são alguns exemplos de problemas que impedem o crescimento do seu negócio.
Além de identificar as fraquezas, é importante pensar sobre as soluções mais efetivas para eliminá-las. Lembre-se de que com foco e organização, é possível transformar os pontos fracos em pontos fortes.
Identificando oportunidades
Boas oportunidades só podem ser descobertas quando o empreendedor ou gestor está atento às novidades do mercado. Ao acompanhar a movimentação econômica, é possível prever possibilidades de negócio mais rentáveis. Por isso, esteja atento a fatores como:
- Cotação do dólar;
- Desistência de um concorrente;
- Mudanças de clima (importante sobretudo para empresas de produtos sazonais);
- Redução de impostos em matérias-prima;
- Mudanças nas oferta de crédito ao consumidor.
Acompanhando esses e outros fatores de mercado, você poderá encontrar “brechas” para impulsionar as vendas ou gerar mais valor para o seu negócio.
Encarando as ameaças
As ameaças são caracterizadas por fatores externos que fogem ao controle da empresa e podem influenciar negativamente o seu crescimento. Alguns exemplos são:
- Escassez de chuvas;
- Aumento de impostos;
- Problemas na estrada que afetam a rota de fornecimento e/ou entregas;
- Desvalorização da moeda.
A melhor forma de encarar essas e outras ameaças é enxergando-as como desafios estratégicos. Pense em como contorná-las de maneira inteligente para minimizar possíveis prejuízos e problemas em longo prazo.
Agora que você já sabe a importância da análise SWOT para sua empresa, que tal conferir os outros artigos do nosso blog?