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- Postado em 24/01/2019
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Conheça ações simples e de grande impacto para promover produtos no varejo
Entenda como algumas mudanças de exposição de produtos e campanhas direcionadas em pontos de venda propiciam promoções cada vez mais atrativas.
O papel do marketing em uma empresa é extremamente importante para alavancar as vendas e torna a organização uma marca reconhecida e respeitada no mercado.
De acordo com um dos especialistas mais renomados do segmento, Philip Kotler, a publicidade deve ter um papel fundamental para o sucesso de uma empresa. E o marketing como estratégia de publicidade, quando bem aplicado, pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso de um produto ou de uma marca.
Pensando na importância do marketing para o sucesso produtivo e rentável de uma organização, no aumento da carteira de cliente e em uma relação saudável e de confiança com o público, separamos algumas dicas para que a sua empresa possa se tornar mais conhecida investindo o que o seu orçamento permite.
O mercado em que você atua é o varejo?
Caso a sua empresa faça parte do mercado varejista, uma excelente estratégia é o cross-merchandising.
Investir nesta ação permitirá a melhoria das vendas de produtos que possuem baixo giro e ainda auxilia em ações no PDV. Para quem não conhece essa estratégia é importante entender que o cross-merchandising irá irá auxiliar para que se tenha o produto certo, na hora certa no lugar correto.
Mas como funciona a aplicação do cross-merchandising?
O conceito fundamental é que a principal função da ação é melhorar as vendas de produtos que não são muito procurados. Então, por exemplo, é possível organizar um produto que tem muita rotatividade perto de um que não é comprado de forma corriqueira, mas que são correlacionados de alguma maneira. Essa ação, consequentemente irá impulsionar a venda daquele produto de baixa rotatividade.
Para tornar a ação de sucesso o cliente ainda pode investir nos infláveis para a divulgação dos produtos. Isso porque é possível ter um baixo custo no investimento do inflável e ainda se beneficiar com um produto personalizado que irá auxiliar na atração do público-alvo.
Portanto a empresa que investe no cross-merchandising com o apoio de infláveis nos stands ou em forma de produtos gigantes acaba aplicando duas ações de marketing com um baixo orçamento.
Quais os tipos de cross merchandising mais comuns?
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Opções que se encaixam no tipo de compras - Por exemplo, o cliente está interessado em comprar queijos para um recepção. Colocar opções de vinhos ao lados dos queijos ajudará o consumidor em sua jornada de compra;
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Produtos que se conectam - Entenda o que o seu público busca e qual o perfil do cliente. Neste caso, a pesquisa é de extrema importância! Um ótimo exemplo, foi de uma rede americana que concluiu que os maiores compradores de fraldas na cidade eram homens. Neste caso a loja decidiu expor cervejas perto das fraldas, o que acabou alavancando as vendas;
Nos dois casos citados a empresa pode atrair a atenção para as vendas dos produtos com a logomarca estampada em infláveis em pontos estratégicos. A ação irá chamar a atenção do cliente, que muitas vezes não está em busca do produto em questão mas acaba se interessando na compra.
Dicas para ações eficientes
Antes de planejar a ação entenda qual é o seu público-alvo. Assim a empresa poderá optar por produtos que combinem mais com seus clientes, assim garantindo uma venda certa.
Escolha um tema para a exibição dos produtos. Uma boa dica neste caso, é investir nos infláveis personalizados, stands de infláveis com a temática da sua empresa e até mesmo mascotes, o que pode tornar a ação mais divertida e atraente.
E claro: os produtos expostos devem ter alguma conexão para que o produto de alta rotatividade atraia a venda para o de baixa rotatividade.
Aproveite e acompanhe o desempenho da ação para que os planejamentos seguintes tenham cada vez mais sucesso.
A ação do cross-merchandising pode parecer simples e econômica. Isso é a mais pura verdade, e o mais importante: investir neste tipo de ação comprovadamente aumenta as vendas de produtos de baixa rotatividade e é uma estratégia excelente para o ramo de varejo, demonstrando ser uma ação simples mas de grande impacto.