Home > Marketing > Fortalecendo o brand awareness com infláveis promocionais
- Postado em 06/07/2017
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Fortalecendo o brand awareness com infláveis promocionais
Brand awareness (em português, “consciência de marca”) é a proporção em que uma empresa é lembrada espontaneamente pelos consumidores quando eles escutam o nome de um determinado produto.
Um ótimo exemplo desse conceito está nas esponjas de aço, que são chamadas de Bombril pela maior parte da população. O mesmo acontece com as lâminas de barbear que foram “apelidadas” de Gilete por muitas pessoas. Ambas as marcas citadas conquistaram notoriedade em seus segmentos devido ao brand awareness.
Entendendo um pouco mais sobre o assunto
A concepção do brand awareness está diretamente relacionada à retenção da marca na memória dos consumidores. Quanto mais intensa for sua lembrança coletiva, maiores são as chances de torná-la referência em seu segmento.
É importante ressaltar que os especialistas em neuromarketing criaram uma escala de brand awareness para mensurar o grau de consciência de marca:
- Unware of Brand: quando um grande número de consumidores afirma não conhecer nenhuma marca de um segmento específico;
- Brand Recall: nesse grupo, se enquadram as marcas que são lembradas quando o consumidor é questionado sobre uma determinada marca e ele cita outras;
- Top of mind: nessa categoria, entram as marcas lembradas espontaneamente pela maior parte dos consumidores.
Ações promocionais com impacto direto no brand awareness
Algumas empresas nunca são lembradas porque nunca aparecem. Nesses casos, a falta de consciência de marca tem origem em publicidades e promoções pouco efetivas que, em vez de destacarem a marca, acabam diminuindo-a perante a concorrência.
Assim, a escolha de peças publicitárias que atraiam a atenção do consumidor é essencial para chegar à escala “top of mind” de brand awareness. Os infláveis promocionais, por exemplo, são opções que não só aumentam a visibilidade da marca, mas também fortalecem a sua lembrança na memória dos consumidores.
Marcas como Nescau, Antártica e Adidas já investem há vários anos na publicidade com infláveis. Não por acaso, elas são consideradas referências em seus segmentos e eternamente lembradas pelo público brasileiro.
Para conferir nossos projetos especiais com infláveis, acesso nosso portfólio!