Home > Marketing > Plano de Ação Promocional: Saiba como Montá-lo
- Postado em 15/02/2018
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Plano de Ação Promocional: Saiba como Montá-lo
Um plano de ação promocional é um escopo de estratégias de divulgação que visam um objetivo específico: aumento de vendas, novos contatos, novas inscrições, etc. Mais especificamente, trata-se de um planejamento de promoções que pode ser focado em expandir a aceitação de uma marca, produto ou serviço.
Desse modo, o plano de ação promocional constitui uma ferramenta indispensável para que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado e saia à frente da concorrência. Acompanhe os próximos tópicos e descubra como montar seu planejamento de promoções:
Passo 1: Faça uma análise do seu público
Para definir o tipo de promoção mais adequada ao seu segmento, é necessário, antes de tudo, “estudar” o perfil do seu público de acordo com critérios como faixa etária, estilo de vida e/ou classe econômica.
Por exemplo, se você tem uma loja de joias, evidentemente o seu público-alvo deve ter um poder aquisitivo alto e um estilo de vida mais sofisticado. Nesse caso, seu planejamento deve se embasar em estratégias requintadas, materiais promocionais elegantes e embalagens nobres.
2- Estude as táticas da concorrência
Para que suas ações de marketing e divulgação sejam realmente efetivas, aposte na inovação. Para tanto, é importante conhecer as estratégias utilizadas pela concorrência, de modo a criar promoções que se destaquem pela originalidade — se a loja ao lado investe em panfletos, o ideal é que você seja diferente e invista em infláveis promocionais, por exemplo.
3- Estabeleça um cronograma anual de promoções
Planejar apenas ações promocionais isoladas é um grande erro. Afinal, nenhuma empresa consegue colher bons resultados se não investir em estratégias consistentes e frequentes. Por isso, na hora de montar o seu planejamento, considere todas as datas comemorativas do ano e busque preencher também os “espaços vagos” do calendário. Vale criar campanhas temáticas, artísticas ou até esportivas de acordo com o seu segmento de mercado.
4- Procure bons fornecedores
Após avaliar o público-alvo, estudar a concorrência e definir o seu cronograma de ações, é chegada a hora de buscar os fornecedores. Além de pesquisar preços, é fundamental avaliar os diferenciais de qualidade, cases de outros clientes, prazos de entrega, suporte pós-venda, entre outros fatores. Lembre-se de que a empresa que irá fornecer seus materiais promocionais deve ser extremamente comprometida e renomada.
Para conferir mais artigos como esse, continue navegando pelo blog da Big Format Infláveis!