Home > Marketing > Promoções temáticas: saiba o que são e como criá-las
- Postado em 18/05/2017
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Promoções temáticas: saiba o que são e como criá-las
Embasar suas promoções em temas divertidos pode ser uma ótima estratégia para aumentar o reconhecimento de sua marca.
Isto porque os consumidores brasileiros têm buscado experiências cada vez mais diferenciadas, sobretudo em locais como shoppings e galerias que unem compras e entretenimento. Para você que ainda não investiu em uma promoção temática, trouxemos algumas dicas práticas. Confira:
O que é uma promoção temática?
Trata-se de uma abordagem que utiliza um tema, data especial ou acontecimento social para estabelecer uma interação diferenciada com o público. Por exemplo, em épocas de jogos olímpicos, muitas empresas encomendam uma mascote inflável ou montam cenários completos em homenagem aos esportes e atletas. O mesmo acontece em datas como Dia dos Namorados, Dia das Crianças e outras comemorações em que diversos lojistas montam cenários e promoções com decorações e brindes temáticos.
Uma carta na manga
Criar uma programação anual focada nas principais datas comemorativas é uma saída interessante para explorar o poder das promoções temáticas. No entanto, esse modelo promocional também é uma excelente “carta na manga” para ações fora de época, principalmente quando as vendas estão baixas. Afinal, uma loja colorida e festiva tem o poder de atrair novos consumidores mesmo quando não há qualquer data especial no calendário.
Mas por onde começar?
O primeiro passo é, evidentemente, definir o tema. Caso o enfoque promocional não seja uma data ou comemoração específica, é indicado reunir sua equipe de marketing para um brainstorming, ou seja, uma “chuva de ideias”. Buscar referências externas também pode ajudar na hora de escolher um tema. Empresas focadas no público infantil podem buscar referências em desenhos animados, por exemplo, enquanto empresas do setor alimentício conseguem encontrar várias ideias em tendências de saúde e bem-estar.
Organizando a promoção temática
Após definir o tema, é chegada a hora de organizar a decoração e os detalhes que farão o público interagir com a sua marca. Para garantir que o visual seja deslumbrante, muitas empresas encomendam um cenário inflável completamente personalizado para a ocasião.
Além do cenário, é possível encomendar brindes infláveis para presentear cada cliente com uma lembrança promocional, fortalecendo assim o vínculo com a sua marca.
Mas atenção: tanto o cenário como os brindes devem ser encomendados com o máximo de antecedência possível, pois cada etapa de design e fabricação das peças demanda um prazo especial. Na dúvida, entre em contato com a Big Format Infláveis!