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- Postado em 23/02/2022
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Propagandas criativas para rádios
Saiba como atrair mais ouvintes e anunciantes de forma diferente e impactante
Independente do segmento de uma empresa, investir em publicidade e propaganda é fundamental para que o negócio consiga se destacar no seu mercado e atingir seu público de forma inteligente. E com o segmento de rádios não é diferente, investir em propagandas criativas é fundamental para atrair mais ouvintes e investidores.
A história do rádio teve início em 1831, que foi quando seu criador, Michael Faraday, descobriu a indução magnética. Já no Brasil, o mundo do rádio foi apresentado em 1922, quando o presidente da época, Epitácio Pessoa, inaugurou as ondas radiofônicas no Brasil.
Com o tempo e o avanço da tecnologia o rádio foi se tornando cada vez mais importante na história da comunicação mundial. Além disso, os aparelhos foram se tornando cada vez mais nítidos e compactos.
O rádio ainda é um dos maiores e mais democráticos meios de comunicação no Brasil e no mundo, isso porque o veículo consegue transmitir a informação de forma popular e o público consegue acompanhar tanto em casa, como no trabalho, no carro ou na rua.
Além disso, o rádio tem um grande alcance em locais menos acessíveis e um aparelho de rádio tem um valor muito menor do que uma televisão ou um smartphone, por exemplo. Por isso, o veículo de comunicação não só continua crescendo como também está encontrando novos caminhos para alcançar um novo público, como por exemplo pelo Youtube e por meio de podcasts.
E caso você esteja em busca de novas ideias para investir em propagandas mais criativas para o rádio, nós separamos algumas sugestões que envolvem tanto os infláveis como também outras estratégias que podem ser complementares.
Primeiro: quem não é visto não é lembrado
O que o seu veículo de comunicação ou a empresa que você trabalha está fazendo para atrair novos ouvintes ou mesmo patrocinadores e anunciantes? E caso já haja um investimento em publicidade, essa estratégia está sendo eficiente? A equipe de marketing da sua empresa se atualiza constantemente e acompanha as novidades do mercado?
É importante primeiramente entender as necessidades, falhas e sucesso da empresa. Depois desse estudo, fazer um estudo sobre o público da estação de rádio, entre outros detalhes, você e a sua equipe vão começar a entender quais caminhos seguir para conseguir ver resultados concretos mais rapidamente.
E supondo que a rádio que você trabalha seja mais local ou mesmo que tenha um alcance maior ainda não é tão conhecida e escutada pela comunidade, que tal investir em uma propaganda mais visual e apelativa?
A propaganda visual e promocional pode ajudar muito a tornar a marca da empresa mais conhecida na região. Sendo assim, já imaginou utilizar os infláveis para atrair olhares para a propaganda da sua rádio? Os infláveis são excelentes, tanto quando se trata da divulgação da marca apenas como também de ações que a rádio está realizando.
Além disso, os infláveis oferecem diversas possibilidades, já que eles são versáteis e oferecem diversos formatos, tamanhos e funções. E pensando em ajudar você, separamos algumas opções de infláveis que podem auxiliar você a escolher o melhor formato de inflável para a sua ação.
Infláveis gigantes - Os infláveis gigantes são excelentes para a empresa que deseja atrair olhares de quem está passando perto e também com uma distância considerável do local do inflável. Isso porque a ideia do inflável gigante é realmente chamar a atenção de quem está circulando pelo espaço, portanto a empresa pode apostar nas cores, formato, tamanho e localização. Além disso, o inflável gigante pode levar algumas frases de impacto ou mesmo uma imagem mais apelativa.
Mascote inflável - Uma das estratégias mais impactantes e divertidas que uma empresa de rádio pode criar é apostar na produção e uso de um mascote inflável em ações de marketing. Nesse tipo de imagem, a empresa pode criar um personagem que carrega o nome da marca e isso vai ajudar ao público a associar a imagem a empresa sempre que ver esse mascote.
Stand e tenda - Já imaginou ter o suporte de uma estrutura que além de servir de suporte para uma ação ainda ajuda na divulgação de um evento? Com uma estrutura inflável, seja uma tenda ou stand, você vai poder fazer a entrega de brindes, presentes ou mesmo realizar qualquer outro tipo de ação com um espaço personalizado. Isso porque com esse tipo de inflável você pode investir em um formato específico, cores diferenciadas e outros detalhes personalizados.
Cenário inflável - Os cenários em inflável podem ser excelentes em eventos realizados pela rádio. Independente do evento ser uma ação promocional ou mesmo um show, o indivíduo pode investir em um cenário para tornar o espaço personalizado de forma impactante e com muitas facilidades que uma estrutura em inflável oferece.
Aproveite a tecnologia na hora da divulgação
Além do investimento em eventos e em uma divulgação que envolve o contato humano, seja direto ou indiretamente, é importante utilizar esses infláveis em ações que alcancem mais pessoas ou até mesmo usar a internet para atrair seu público para determinado evento.
Por isso, não deixe de investir em ações de marketing digital! Por exemplo, você pode criar ações para o Instagram, TikTok, Facebook e até mesmo o Linkedin, dependendo do objetivo do evento. O importante é apostar na criatividade e investir em uma equipe de marketing preparada para escolher a ação e fazer a divulgação de uma forma eficiente e diferenciada.
Falando ainda sobre as possibilidades das redes sociais, hoje o Tik Tok é uma rede social que está fazendo muito sucesso entre jovens e adultos. Portanto, aposte em ações criativas nas redes sociais, que podem ter o suporte de música, dublagem ou mesmo alguma dança que pode até viralizar.
O mais importante na hora de escolher a ação é conhecer muito bem o seu público-alvo, em quais redes sociais eles estão e quais lugares eles costumam frequentar. Isso vai ajudar a rádio a aumentar sua audiência e consequentemente atrair novos patrocinadores, anunciantes e investidores.
Seja acessível
Além dos infláveis e redes sociais, você também deve investir em canais de comunicação para atender seu cliente. Ser acessível e se mostrar aberto a sugestões, críticas e dúvidas com rapidez, também é essencial. A empresa pode aproveitar, inclusive, os infláveis para realizar a divulgação dos canais de comunicação e também das redes sociais.
E por último, tenha sempre o suporte de profissionais qualificados para encontrar as melhores soluções e estratégias para que a sua empresa de rádio ganhe mais espaço no mercado e entre ouvintes.