
Home > Marketing > Saiba como utilizar o Storytelling no PDV
- Postado em 07/06/2018
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Saiba como utilizar o Storytelling no PDV

O comportamento do consumidor está sempre mudando. Hoje, é cada vez mais latente que apenas ações de guerrilha não convencem e não convertem necessidade em compra. Dentro desse movimento, investir em contar histórias no PDV é a melhor opção para chamar a atenção do público e incitar as decisões de compra.
A definição de Storytelling é contar histórias. São inúmeras as aplicações que podem ser encontradas no mercado: na hora de produzir uma apresentação para a venda de um projeto, na roteirização de um comercial, um spot de rádio, ou até mesmo a campanha publicitária em uma mídia social. Todas essas ações devem ter um começo, meio e fim e principalmente um objetivo que irá causar um impacto e de alguma forma modificar quem está sendo atingido pelo material.
Agora, trazendo para o cenário do ponto de venda, incluir esse conceito é transformar os espaços de exposição e divulgação de produtos em ambientes roteirizados. E o ponto principal: transpor o DNA do estabelecimento no ambiente.
Por exemplo, para uma rede varejos onde a venda é o objetivo final, incluir itens que transmitam a mensagem da marca. Nessa troca, o consumidor irá se sentir incluído na proposta, até mesmo tocado e se identificará com a marca, resultando em aquisição e mais que isso, fidelização.
Como contar a história em um ponto de venda?
O primeiro passo é entender a sua marca, o que ela representa no mercado e o que quer transmitir para os seus consumidores. Com isso claro, é preciso construir um planejamento por meio de divulgação dos produtos e/ou serviços. No caso do varejo, como quero ser lembrada por meus consumidores, meus valores e a mensagem final que quero dividir com meu público na hora que estes deixam o caixa com seus produtos.
Com esses pontos claros, pode-se lançar mão dos artifícios comuns a comunicação visual do PDV com itens de divulgação como a setorização, ambientação, cartazes, testeiras e demais itens de comunicação que irão compor o roteiro na história. Com essas ferramentas é que a mensagem será passada ao consumidor desde a entrada dele na loja até que chegue ao caixa.
Entretanto é preciso frisar que a necessidade do estudo, planejamento e indicação de planos de ação são essenciais para o desenvolvimento do roteiro do Storytelling indicando principalmente:
- Qual história será contada
- De que forma ela será contada
- Para quem ela será contada
Esses três pontos são essenciais para dar direcionamento no projeto e ter resultados realmente assertivos e satisfatórios.
Quer continuar a ficar por dentro das novidades do marketing promocional e demais artifícios para venda de produtos e serviços? Leia mais no Blog da Big Format Infláveis.
Veja Também:


Logomarca inflável: uma forma criativa de promover sua marca

Como Usar Infláveis para Transformar sua Decoração de Páscoa: Ideias Criativas e Impactantes
