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- Postado em 16/07/2020
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Você sabe o que é o merchandising?
A estratégia do merchandising é muito utilizada pela maioria das empresas que buscam promover produtos, serviços e até mesmo a própria marca. O intuito do merchandising é ajudar a empresa a aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.
Por incrível que pareça, a estratégia é muito antiga. O início do merchandising começou por volta de 1930 e desde então as estratégias ganharam cada vez mais modernidade, tecnologia e planejamento.
Quer saber como esse tipo de estratégia, que é extremamente discreta pode ajudar a dar um “up” nas suas vendas, marca, reconhecimento no mercado e ajudar sua empresa a “sair na frente da concorrência”?
Então, leia o artigo até o final!
Mas, o que exatamente é o merchandising na prática?
O merchandising pode ser feito dentro e fora do ponto de vendas e também como estratégias online ou offline. E a estratégia pode ser essencial para atrair novos cliente e até mesmo fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.
Me explica um pouco mais sobre as vantagens?
- A estratégia pode ajudar a evidenciar quais as principais funções dos produtos e como ele pode satisfazer o cliente;
- Ajuda na propaganda do “boca a boca”;
- Gera vantagem competitiva;
- Valoriza a marca no mercado;
- Estimula a vontade de comprar;
- Ajuda a aumentar o faturamento da empresa.
Agora que você já entende a maioria das vantagens, vamos compreender quais os principais 4 tipos de merchandising?
Visual Merchandising
Neste caso, o primeiro ponto a se pensar é sobre o visual da marca, que será o ponto de partida para atrair seus clientes e promover os produtos da empresa. É importante ressaltar que a estratégia principal do merchandising é o apelo visual.
Com esse tipo de estratégia, os principais pontos a serem tratados é a arrumação da vitrine, a disposição de prateleiras e a organização das redes sociais. Você também pode apostar em infláveis, nesse tipo de estratégia, com o intuito de destacar determinados produtos e atrair mais pessoas para a marca em questão.
Merchandising no PDV
Esse tipo de estratégia tem como referência à exposição de produtos nos pontos de venda, assim o consumidor tem acesso mais facilmente. É possível utilizar o apelo visual em conjunto com ações promocionais no PDV, tais como: degustação de alimentos e bebidas, distribuição de amostras, entre outros. Você pode inclusive optar por realizar essa distribuição por meio de stands em infláveis e ainda ter mais um meio de divulgar o produto e a marca!
Merchandising fora do PDV
Além de divulgar seus produtos por meio dos pontos de vendas, é possível realizar a divulgação fora dos pontos de vendas. É o caso do merchandising fora do PDV! Assim você consegue reforçar sua marca em outros locais.
Um bom exemplo é o patrocínio de eventos. Você pode investir no patrocínio que irá aparecer por meio de infláveis, panfletos e outros meios de comunicação visuais.
Merchandising Editorial
Também conhecido como Product Placemente, essa estratégia do merchandising é a divulgação de produtos e da marca por meio de canais de televisão e no mundo digital. E principalmente o digital tem ganhado cada vez mais espaço em empresas que optam pelo merchandising. Ele permite diversas ações, tais como:
- Publiposts nas redes sociais feito por influenciadores digitais, que são realizados de forma natural
- Um vídeo no YouTube de uma blogueira influencer, que, em determinado momento, cita o seu produto;
- A prova do líder do Big Brother Brasil, por exemplo, que é patrocinada por determinada marca;
- Novelas, filmes e programas de televisão que exibem produtos e serviços.
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