Home > Marketing > 5 erros que podem “estragar” sua ação promocional
- Postado em 26/01/2017
- Por Marketing Big Format
- Marketing
5 erros que podem “estragar” sua ação promocional
Como todo investimento, as estratégias de marketing promocional exigem um excelente planejamento e execução para trazer bons resultados.
É justamente para te ajudar a planejar e colocar em prática uma ação promocional de sucesso, que trouxemos alguns exemplos de erros que podem “estragar” sua campanha:
#1- Desconhecer o comportamento do cliente
Toda promoção é focada inteiramente em seu consumidor final, por isso, é importante entender suas preferências e perfil socioeconômico antes de escolher um produto para brinde, por exemplo. Ao ignorar as características do seu público, a empresa corre o risco de criar uma promoção com pouquíssima aceitação e acabar “manchando” sua imagem no mercado.
#2- Falha na equipe de atendimento
De nada adianta projetar uma promoção incrível e com grande apelo visual se sua equipe não estiver preparada para encantar o cliente. Na verdade, a parte estética das peças publicitárias é apenas o “plano de fundo” do marketing promocional, já que o consumidor está em busca de uma boa experiência de compra, e não apenas de um cenário bonito.
#3- Inconsistência
Distribuir brindes, amostras ou degustações em um dia sim, outro não, é um exemplo de uma campanha inconsistente. Para evitar este erro, é crucial ter um cronograma da promoção e segui-lo à risca, de modo que a campanha possa ter a repercussão esperada e, claro, gerar bons resultados.
#4- Não definir metas
Conquistar novos clientes, fidelizar os antigos ou as duas coisas? Não estabelecer uma meta clara para sua promoção é um erro que pode “arruinar” suas expectativas e produzir uma atmosfera de indecisão em sua equipe, que não saberá para quem direcionar a entrega de um brinde, desconto ou benefício, por exemplo.
#5- Falta de divulgação
Grandes campanhas promocionais são divulgadas em várias mídias simultaneamente, de modo a incentivar a participação do público. Portanto, deixar de lado a divulgação é outro erro a ser evitado. Aproveite o potencial das redes sociais para comunicar ao seu público suas novidades em promoção ou utilize as mídias tradicionais como panfletos, banners e rádios.
Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de navegar pelos outros artigos da Big Format para conferir mais dicas de marketing promocional!