Home > Marketing > O que é interatividade e como ela se aplica ao marketing promocional?
- Postado em 14/09/2017
- Por Marketing Big Format
- Marketing
O que é interatividade e como ela se aplica ao marketing promocional?
O mundo está cada vez mais conectado. Conforme indicou uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, para cada habitante haverá pelo menos 1 smartphone em uso até o fim de 2017.
Para acompanhar essa tendência, diversos gestores de marketing promocional já estão criando campanhas focadas na interatividade, onde a comunicação vai muito além das peças publicitárias tradicionais.
Um exemplo são as ações de marketing integradas a aplicativos de conteúdo informativo. Em uma feira ou exposição, os convidados podem interagir em tempo real com os catálogos digitais que apresentam produtos, preços, dicas e outras informações que facilitam o contato com a marca e melhoram a jornada de compra.
Acompanhe, as próximas informações e saiba mais:
Afinal, o que é interatividade?
De acordo com especialistas em marketing, a interatividade é a capacidade de estimular a troca comunicativa por meio da transmissão de informações. Desse modo, quanto maior for o potencial de criar um ambiente de comunicação sincronizada e recíproca, maior será a interatividade entre o público e a empresa.
É importante ressaltar, porém, que a interatividade depende de uma estrutura tecnológica avançada, capaz de prover velocidade, flexibilidade de sincronização e ajuste sensorial. No caso dos aplicativos para feiras e exposições, esse tipo de tecnologia deve ser arquitetada por uma empresa especializada em TI.
A interatividade no contexto promocional
Ainda de acordo com especialistas em marketing, o propósito da interatividade no universo promocional é tornar os eventos mais inteligentes e sustentáveis, oferecendo aos convidados a oportunidade de acessar e compartilhar informações a qualquer hora e lugar.
Além de proporcionar um conteúdo prático e inteligente, os apps contribuem com a preservação do meio ambiente, eliminando a necessidade de imprimir panfletos e catálogos. Palestras com roteiro sincronizado no smartphone e mapas digitais de expositores são apenas algumas ideias de como explorar a interatividade em seu evento promocional.
Stands infláveis para reforçar o engajamento com a empresa
Embora a interatividade esteja relacionada às tecnologias de comunicação, ela não se limita aos aplicativos para smartphones. Na verdade, tudo o que incita a troca de conversas e ideias pode ser definido como “interativo”.
Os stands infláveis, por exemplo, são peças fundamentais para criar um ambiente interativo, que estimula o diálogo entre público e empresa. Para saber mais, entre em contato com a Big Format Infláveis!