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- Postado em 06/10/2016
- Por Marketing Big Format
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Marketing promocional x jornada de compra: entenda essa relação
Grande parte das empresas investe em promoções com infláveis promocionais para aumentar a visibilidade da marca e atrair a atenção dos consumidores.
Tal tendência reflete uma atitude tática por parte dos departamentos de marketing, que têm buscado trabalhar cada vez mais o impacto visual das marcas diante de seus respectivos públicos.
No entanto, é consenso entre os especialistas que, durante o planejamento de uma promoção com infláveis, é fundamental estar atento aos sentimentos e percepções que o acessório escolhido poderá causar nos consumidores. Isto porque um inflável pode acabar influenciando negativa ou positivamente a experiência de compra, dependendo das suas características de cores, formato e design.
O que o marketing promocional tem a ver com experiência de compra?
Diversas pesquisas de mercado alertam que o consumidor contemporâneo valoriza as experiências de compra que ofereçam bons momentos e vão além de uma mera troca comercial.
Apenas como exemplo, suponhamos que um consumidor entre em uma loja de roupas com o intuito de adquirir uma camiseta. Sua experiência de compra inicia-se exatamente quando ele entra no espaço físico direcionado à exposição dos produtos e atendimento direto, também chamado de “ponto de venda”.
Logo na entrada, o consumidor já terá uma opinião – às vezes consciente, às vezes inconsciente – das cores utilizadas no inflável promocional. É visando a este momento da “primeira impressão”, que as empresas devem trabalhar com cores harmônicas e evitar tonalidades muito “agressivas”, que acabam influenciando de modo negativo a experiência de compra do consumidor.
É importante ressaltar, enfim, que o foco principal de uma campanha com infláveis promocionais deve ser encantar o cliente. Neste sentido, as características físicas do inflável devem ser pensadas junto a um formato de abordagem atrativo, que considereas expectativas e necessidades de compra do consumidor. Para isto, basta planejar a ação de forma integralizada com diferenciais de atendimento, brindes, cupons de desconto, entre outros atrativos que possam valorizar ainda mais a jornada de consumo dos seus clientes.