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- Postado em 06/10/2016
- Por Marketing Big Format
- Marketing
Os quatro erros mais comuns de uma campanha promocional malsucedida
Para alcançar bons resultados com campanhas promocionais, é necessário direcionar uma comunicação bem planejada para o seu público-alvo.
Algumas falhas como ignorar as estratégias dos concorrentes; não conhecer as particularidades de seus consumidores; ou não considerar os aspectos culturais da região para a qual se pretende vender podem arruinar a promoção da marca. Acompanhe, a seguir, quatros erros comuns que várias empresas já cometeram:
1. Target indefinido
Algumas empresas se esquecem de definir claramente o target da campanha, ou seja, os possíveis perfis de públicos que serão atingidos com a ação. Há aquelas que insistem em afirmar que o target é composto por todos os consumidores. No entanto, vários especialistas em marketing são unânimes em dizer que, para cada ação promocional, é fundamental focar em um público específico, já que é impossível captar a atenção de todos os consumidores ao mesmo tempo. Portanto, lembre-se: uma promoção só pode funcionar se tiver um público-alvo bem definido.
2. Falta de originalidade
Mais um erro corriqueiro é não trabalhar de forma original, ou em outras palavras, não escolher atributos únicos para diferenciar-se dos concorrentes. Para que uma ação promocional seja, de fato, surpreendente e atrativa, é importante que a empresa explore ideias, combinações de cores e slogans inovadores. Somente assim, será possível garantir uma campanha de sucesso, que retorne os resultados esperados.
3. Escolha errada de fornecedor
Algumas empresas até sabem claramente quem são seus consumidores e criam um escopo original para a campanha, no entanto, podem acabar escolhendo um fornecedor que não atenda suas expectativas. Para evitar este erro, é crucial realizar uma pesquisa entre diversas empresas fornecedoras e buscar o máximo possível de referências, a fim de descobrir qual é o melhor padrão de qualidade para acessórios infláveis.
4. Não ter embasamento estratégico
Finalmente, o erro mais grave é lançar a campanha sem o mínimo de base tática. Várias empresas criam um escopo criativo e encontram um bom fornecedor, mas se esquecem de que uma ação promocional precisa ter um formato de abordagem que transforme as metas em resultados práticos. Portanto, durante o planejamento da campanha, esteja atento às estratégias de atendimento que serão utilizadas no ponto de venda para atrair o público-alvo.
Estas são algumas dicas da Big Format Infláveis para profissionais do marketing que estão pensando em desenvolver uma campanha promocional, mas querem evitar falhas que levam ao insucesso. Para continuar por dentro das melhores dicas sobre promoção, continue acompanhando nosso blog.